O Catar oferece todas as oportunidades para esportes radicais

Ou você pode ser

Os caçadores de emoções que desejam explorar os limites de sua própria resistência ou desafiar a mente e a natureza podem aproveitar não apenas o rali, mas também pedalar pelas dunas de areia do deserto. Ou você pode ser apenas um espectador e testemunhar a emoção dos esportes.

O Campeonato de Rally do Oriente Médio da FIA 2023, que consiste em seis rodadas, faz sua segunda parada no Catar.

Os organizadores melhoraram significativamente a já uma das melhores pistas de rally, agora ficou mais compacta.

Stanley da Silva, porta-voz da Federação de Automobilismo do Catar, explicou que o terreno apresenta uma paisagem mista composta por áreas de areia e cascalho, além de terreno rochoso. A partir desses sites, você pode esperar surpresas.

O evento, que terá a duração de três dias, vai deixar em suspense não só os pilotos, mas também os mecânicos, que terão de mostrar o máximo do que são capazes. Os carros também estão esperando por testes de resistência sérios. Organiza a prova International Automobile, que é responsável pela segurança durante a competição.

Stanley da Silva também esclareceu que todos os carros são inspecionados minuciosamente antes de serem autorizados a correr.

Raivis Kučers, mecânico da equipe profissional Sports Racing Technologies, que venceu a corrida do Qatar duas vezes este ano, disse que é impossível prever o resultado da corrida. O carro pode chegar são e salvo ou pode literalmente desmoronar.

A principal tarefa é verificar os carros até o momento em que são inspecionados pelos fiscais. E a equipe fica responsável pela aparência, arruma os carros e cola adesivos.

O delegado da FIA, Karmo Uusmaa, pediu foco nos testes de sensores de segurança, pois seu trabalho é particularmente importante. Também é importante verificar os cintos de segurança, extintores de incêndio, tanques de combustível para que a partida do carro não seja perigosa.

Durante o rally, o carro e os pilotos passam por um estresse significativo, isso não é dirigir nas estradas habituais que todos usam. Dado o terreno difícil, podem ocorrer circunstâncias imprevistas. Em caso de acidente, os motoristas devem poder sair do carro sem ferimentos.

Arturs Priednieks, que é o chefe da equipe SRT, notou o interesse especial, que só cresce com o passar dos anos, apesar de o rali ter começado na década de 1970. Segundo ele, no primeiro ano apenas três carros participaram da competição, depois quatro, este ano foram seis. A Federação Automobilística do Catar está interessada em divulgar esse esporte e está fazendo todo o possível para torná-lo ainda mais popular.

O Catar se distingue por etapas bastante difíceis, que exigem uma preparação especial dos carros. Existem seções de alta velocidade e difíceis de passar. No geral, acaba sendo um rali bastante espetacular, que exige cuidado especial e profissionalismo dos pilotos, além de excelente preparação dos carros.

Quando as principais paixões da luta diminuíram, ficou claro que em um confronto teimoso, a vitória foi para o catariano Nasser Al Attiyah.